Descarbonização
A indústria de fertilizantes da União Europeia definiu metas claras para a descarbonização, com o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 70% até 2040 e alcançar a neutralidade climática até 2050. Este esforço envolve a adoção de várias tecnologias, como a eletrólise para a produção de hidrogénio verde e a substituição do gás natural por biometano ou biogás. A localização estratégica das fábricas, baseada na proximidade a fontes de matérias-primas e infraestruturas logísticas, será fundamental para garantir uma transição eficiente.
Para o sucesso desta transição, é essencial garantir o acesso a energia renovável e de baixo carbono a preços competitivos, bem como à infraestrutura necessária para capturar e armazenar CO₂. A indústria também está a explorar formas de reutilizar o calor residual e o CO₂ nas estufas agrícolas, contribuindo para a horticultura e a redução de emissões. Adicionalmente, o CO₂ purificado é vendido para ser utilizado em alimentos e bebidas.
A descarbonização da indústria depende de cinco fatores principais: facilitar o acesso a energia sustentável, aumentar a procura por fertilizantes neutros para o clima, promover investimentos direcionados, prevenir vantagens competitivas injustas de produtores externos e criar um quadro legal que apoie o licenciamento e financiamento das infraestruturas necessárias na UE.