Estudo promovido pela ANPIFERT e realizado pela empresa AGRO.GES, que avaliou o impacto esperado da implementação a nível nacional da estratégia "Farm to Fork" na fileira dos fertilizantes e no conjunto do setor agrícola português.
Este relatório é um resumo das principais perspetivas de médio prazo da Associação Internacional da Indústria de Fertilizantes (IFA), preparado pelo Serviço de Inteligência de Mercado da IFA.
Relatório apresentado pela Fertilizers Europe sobre previsões de evolução do mercado de fertilizantes durante o período 2022-2032.
O Agricultural Outlook 2022-2031 é um esforço colaborativo da OECD e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Este relatório apresenta as principais perspetivas sobre os mercados de commodities e políticas a nível internacional.
Relatório apresentado pela Fertilizers Europe sobre o panorama do mercado europeu de fertilizantes durante o ano de 2022.
Relatório apresentado pela DECHEMA e Fertilizers Europe sobre opções tecnológicas para a redução das emissões de CO2 na produção de amoníaco.
Artigo técnico sobre a importância dos fertilizantes de síntese, publicado pela AGRO.GES - Sociedade de Estudos e Projectos, Lda.
Artigo publicado pela FARM EUROPE sobre os impactos da estratégia Farm to Fork.
Estudo realizado pela Universidade de Wageningen sobre os impactos da estratégia europeia Farm to Fork e do Pacto Ecológico Europeu (EU Green Deal).
Artigo científico publicado pelo Prof. Holger Kirchmann (Universidade Sueca de Ciências Agrárias) que discute as principais razões pelas quais a eliminação do uso de fertilizantes inorgânicos na agricultura não é uma decisão consistente com o conhecimento científico atual.
Relatório USDA sobre os impactos económicos e alimentares da redução de fertilizantes imposta pelo Pacto Ecológico Europeu e a estratégia Farm to Fork.
OECD Food Agriculture and Fisheries Report No. 208, 2024
Após os aumentos de preços significativos em 2021 e 2022, os países revisaram suas políticas de fertilizantes, resultando num panorama político complexo num mercado vulnerável a interrupções de fornecimento. Este importante relatório destaca uma mudança nas políticas, que estão a passar do apoio a fertilizantes minerais para a promoção de fertilizantes orgânicos, embora a expansão deste último exija investimentos substanciais e ajustes nas práticas de gestão agrícola.
Fertilizers Europe, 2024
Este relatório apresenta previsões detalhadas sobre a evolução da produção de alimentos, práticas agrícolas e uso de fertilizantes na União Europeia ao longo da próxima década.
Este relatório visa discutir e formular políticas que garantam a sustentabilidade, a competitividade e a resiliência do setor agrícola, alinhando-se com as metas ambientais e sociais da União Europeia.
Este relatório apresenta uma visão que impulsiona a Europa a criar condições para que as empresas prosperem, o ambiente seja protegido e todos tenham iguais oportunidades de sucesso, promovendo uma competitividade sustentável que garanta produtividade e responsabilidade ambiental, além de uma autonomia estratégica que fortalece a economia UE.
Este relatório foi elaborado pela Guidehouse Netherlands B.V. com a devida competência e diligência, considerando as informações disponibilizadas pela Fertilizer Europe e seus membros, além de dados publicamente disponíveis de fontes reconhecidas.