Economia circular
A União Europeia reconhece a Economia Circular como um motor fundamental para a indústria europeia. A Economia Circular é definida como um modelo industrial projetado para ser regenerativo e restaurador, com o objetivo de extrair o máximo valor dos recursos, mantendo-os em circulação o maior tempo possível e recuperando-os no final da sua vida útil, dentro de um sistema integrado de resíduos.
A indústria de fertilizantes da UE desempenha um papel crucial na definição e implementação dos ciclos de nutrientes. O papel da indústria de fertilizantes na economia circular está bem estabelecido e já recicla milhões de toneladas de materiais de outras indústrias. Este setor trabalha para otimizar o uso de recursos, reciclando uma ampla gama de subprodutos no seu processo de produção, transformando-os em valiosos nutrientes para as plantas. Além disso, utiliza energia e matérias-primas excedentes provenientes de outros processos de produção, quer em locais de produção de fertilizantes, quer em processos que ocorrem em outras instalações.

Alguns exemplos concretos do papel da indústria de fertilizantes na economia circular incluem:
A utilização de sulfato de amónio, um subproduto da produção de nylon, na fabricação de fertilizantes minerais que contêm sulfato. O sulfato de amónio utilizado pela indústria de fertilizantes da UE representa mais de cinco milhões de toneladas por ano.
A extração de enxofre do refino de petróleo e gás para a produção de ácido sulfúrico, que é utilizado na produção de fertilizantes. Mais de cinco milhões de toneladas de enxofre por ano são consumidas pela indústria de fertilizantes da UE.
A aplicação de ácidos usados para dissolver fosfatos rochosos na produção de fertilizantes fosfatados.
A transferência de calor residual e CO2 das operações de amónia durante a fabricação de fertilizantes para estufas vizinhas, promovendo a utilização na horticultura, ajudando os agricultores e reduzindo, ao mesmo tempo, as emissões industriais.
Parte do CO2 produzido pela indústria de fertilizantes minerais é purificado e vendido para utilização em alimentos e bebidas, como água gaseificada, e em produtos de limpeza.
A ANPIFERT, como associação representante da fileira de produtores e importadores de fertilizantes, defende a implementação de modelos de economia circular ao nível da fileira nacional junto dos seus associados.